domingo, 2 de novembro de 2014

PHP orientado ao Objeto - Passo a Passo - (Classes) Parte 1

Vamos iniciar uma sequência de tutoriais sobre orientação a objeto com PHP.
(leia antes os artigos Orientação ao ObjetoParte 1,Parte 2, Parte 3)
 Ao término destes tutoriais iremos criar um sistema orientado ao objeto, então não deixe de seguir, todo passo-a-passo: 


1º) Construindo Classes:


Relembrando:
Classes são  constituídas  de atributos e métodos, representam um conjunto de objetos com características afins. Ex:
<?php
 class Classe{
   #atributos
   #metodos
 }
?>

* Atributos são características  de um objeto. Ex:  
<?php

class Classe{
  public $nome,$cor,$valor;
  #metodos
}

?>


* Metodos definem a habilidade de um objeto. Ex:

<?php

class Classe{

 public $nome,$cor,$valor;
 function inseriNome(){}
 function verNome(){}
}

?>



* Operador de Acesso: Para acessarmos  métodos e atributos de um objeto usamos o operador de acesso (->). Ex: 
<?php

class Classe{

 $objeto = new Classe(){}
 $objeto->nome= "objeto";
}

?>


*Assinatura dos Métodos : Assinatura significa o conteúdo de um determinado método. Ex:
<?php

class Classe{

public $nome,$cor,$valor;
 function inseriNome($nome){
  $this-> nome=$nome; ///Assinatura do método
 }
 function verNome(){
  return $this->nome; ///Assinatura do método
 }
}


?>


* Obs : Notem que agora os métodos possuem ação definida.
* Parâmetros: Os métodos, como em funções comuns, podem receber valores.

 inserirNome, por exemplo, recebe como parâmetro uma varíavel $nome, nesse caso o parâmetro deve ser passado quando chamarmos a função.
  Exemplo: $objeto->inserirNome("Objeto1");
* Retorno: inserirNome() é um método chamado como void(); porque ele não retorna nenhum valor para quem retornou.

O método verNome( ); retorna o atributo nome, para quem chamou este nome. Está foi uma explicação de uma classe simples. Vamos fazer alguns exemplos para fixar? Logo abaixo segue o link com resoluções dos desafios abaixo:
  1. Crie uma classe OlaMundo, com um atributo para receber o valor "Ola Mundo :)", e imprimir o valor em tela;
  2. Crie uma classe produto que tenha como caracteristicas: codigo, nome e preço. Será calculado o valor de 10% de desconto para esse produto. Faça o valor ser mostrado na tela.
  3.  Crie uma classe Pessoa, que tenha altura, idade e nome. Ela deverá ter uma função para receber o nome e deverá mostrar o mesmo na tela.
  4. Tente criar uma  calculadora, seguindo os conceitos apresentados.



Soluções: Dowload Resolução do desafio. 





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