(leia antes os artigos Orientação ao Objeto: Parte 1,Parte 2, Parte 3)
Ao término destes tutoriais iremos criar um sistema orientado ao objeto, então não deixe de seguir, todo passo-a-passo:
1º) Construindo Classes:
Relembrando:
Classes são constituídas de atributos e métodos, representam um conjunto de objetos com características afins. Ex:
<?php
class Classe{
#atributos
#metodos
}
?>
* Atributos são características de um objeto. Ex:
<?php
class Classe{
public $nome,$cor,$valor;
#metodos
}
?>
* Metodos definem a habilidade de um objeto. Ex:
<?php
class Classe{
public $nome,$cor,$valor;
function inseriNome(){}
function verNome(){}
}
?>
* Operador de Acesso: Para acessarmos métodos e atributos de um objeto usamos o operador de acesso (->). Ex:
<?php
class Classe{
$objeto = new Classe(){}
$objeto->nome= "objeto";
}
?>
*Assinatura dos Métodos : Assinatura significa o conteúdo de um determinado método. Ex:
<?php
class Classe{
public $nome,$cor,$valor;
function inseriNome($nome){
$this-> nome=$nome; ///Assinatura do método
}
function verNome(){
return $this->nome; ///Assinatura do método
}
}
?>
* Obs : Notem que agora os métodos possuem ação definida.
* Parâmetros: Os métodos, como em funções comuns, podem receber valores.
inserirNome, por exemplo, recebe como parâmetro uma varíavel $nome, nesse caso o parâmetro deve ser passado quando chamarmos a função.
Exemplo: $objeto->inserirNome("Objeto1");
* Retorno: inserirNome() é um método chamado como void(); porque ele não retorna nenhum valor para quem retornou.
O método verNome( ); retorna o atributo nome, para quem chamou este nome. Está foi uma explicação de uma classe simples. Vamos fazer alguns exemplos para fixar? Logo abaixo segue o link com resoluções dos desafios abaixo:
- Crie uma classe OlaMundo, com um atributo para receber o valor "Ola Mundo :)", e imprimir o valor em tela;
- Crie uma classe produto que tenha como caracteristicas: codigo, nome e preço. Será calculado o valor de 10% de desconto para esse produto. Faça o valor ser mostrado na tela.
- Crie uma classe Pessoa, que tenha altura, idade e nome. Ela deverá ter uma função para receber o nome e deverá mostrar o mesmo na tela.
- Tente criar uma calculadora, seguindo os conceitos apresentados.
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