terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ciclo de vida e Organização de um Projeto

Nesse tutorial iremos falar um pouco sobre o ciclo de vida e organização de um projeto.

O Ciclo de vida de um projeto



Os projetos de software podem ser dividido em partes ou fases, para melhorar o controle do projeto como um todo. Essas partes do projeto ou fases do projeto são denominados ciclo de via do projeto.

De acordo com PMBOK (2008), a maior parte do ciclo de vida de um projeto, apresentam características em comum:

  • Fases que geralmente são sequênciais.
  • No inicio do projeto o nível de custo e de pessoal envolvido são baixos nas fases intermediárias, esses níveis chegam ao máximo e na fase de finalização vão diminuindo (veja fig. Abaixo).
  • Ciclo de vida de um projeto Fonte: PMI [2008]

  • No início do projeto, os níveis de incerteza e risco de não atingir os objetivos iniciais propostos são mais altos.
  • A capacidade das partes interessadas (stakeholders) de influenciarem as caractrrísticas do produto do projeto e isso devido a falta de detalhamento do projeto nessa etapa. Como consequência, o custo final do projeto é mais alto no início e cada vez menor durante o progresso do projeto. Além disso, os custos das mudanças (alterações de escopo, por exemplo) e da correção de erros geralmente aumentam conforme o projeto avança.
Custo das mudanças ao longo de um projeto Fonte: PMI [2008]


Características do Ciclo de vida de um projeto

Normalmente as etapas para se iniciar um 
projeto são:
  1. Análise de viabilidade do projeto
  2. Análise de transição de uma fase para outra, normalmente essas fases são sequênciais, as entregas devem ser aprovadas pelos steakholders
  3. Deve-se definir o ciclo de vida, que leva em consideração algumas atividades como :
  • Trabalho técnico especializado de cada uma das fases.
  • Quando as entregas de cada fase devem ser realizadas, revisadas e validadas.
  • Quem são os envolvidos em cada fase do projeto.
  • Como será feito o controle e aprovação de cada fase do projeto. 

Estrutura Organizacional



A estrutura da organização afeta diretamente  o resultado do projeto porque influencia a autoridade do gerente de projeto.


Abaixo segue a figura que apresenta as características do projeto em relação ao tipo de estrutura da organização:

  Características do projeto em relação à estrutura da organização Fonte: PMI [2008]



*Obs: A estrutura mais apropriada para um projeto é a Por Projeto, porque além de dar autoridade para o gerente de projeto, todos os recursos envolvidos   normalmente são alocados juntos facilitando a comunicação e integração com o time, e consequentemente aumentando  a probabilidade de sucesso.



Partes Interessadas do projeto


Os stakeholders são pessoas ou organizações que possuem interesses envolvidos no projeto, ou que podem exercer algum tipo de influência no projeto, ou podem ser afetada com os resultados.
Uma das atividades mencionadas no PMBOk é a indentificar os steakholders, Campbell (1997) classifica-os em duas categorias: passivos e ativos.

  • Passivo: Atuam de forma direta no processo gerencial.
  • Ativo: São organizações não fundamentais e a sociedade, pois não afetam a organização de forma direta.
     
    Stakeholders de um projeto Fonte: PMI [2008]


Referências :


Material - Curso Engenharia de Software (Gerência de Projetos).

PMI. Project management Body of Knowledge - Um guia do Conjunto de Melhores Práticas em gerenciamento de Projetos. Guia PMBoK – Quarta Edição. Atlanta: PMI Book Service Center, 2008.

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