Basicamente iremos falar sobre:
- O que é PMBOK?
- O que é um projeto?
- O que é gerenciamento de projeto?
- Qual o beneficio de usar o conceito de gerenciamento de projeto?
- O que é o gerente de projetos?
1º) O que é PMBOK?
No início dos anos 1980, O PMI* iniciou o desenvolvimento do guia de melhores práticas na gestão de projetos, o PMBOK - Project Management Body of Knowledge. O guia PMBOK é um conjunto de melhores práticas para gestão de projetos e não é considerado uma metodologia.
*PMI - Project Management Institute – fundado nos Estados Unidos em 1969.
È importante saber como é estruturado o PMBOK:
O modelo está estruturado em 9 áreas de conhecimento de projetos, a saber:
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custos
- Qualidade
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Riscos
- Aquisições
Grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:
- Início
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e Controle
- Encerramento
2º) O que é um Projeto?
Segundo PMBOk um projeto é :
Esforço temporário gasto para criar um serviço ou um produto, e apresenta as seguintes características:- Temporário: Data de início e encerramento previamente definidas.
- Único: Cria entregas exclusivas.
- Progressivo: O detalhamento do projeto ocorre durante seu desenvolvimento.
Figura 1: Características de um projeto
*Obs: È importante lembrar que um projeto é diferente de uma operação.
Os projetos são temporários e exclusivos, enquanto que as operações são contínuas e repetitivas.
Os projetos são temporários e exclusivos, enquanto que as operações são contínuas e repetitivas.
Figura 2: Projeto x Operação
Prosseguindo e levando em consideração a definição do PMBOK, podemos exemplificar alguns tipos de projetos:
- Desenvolvimento de um TCC.
- Desenvolvimento de um software.
- Construção de uma represa.
3º) O que é gerenciamento de projeto?
- Redução considerável do aparecimento de “surpresas” durante a execução dos trabalhos, devido ao processo de documentação e compartilhamento de lições aprendidas;
- Adapta o trabalho ao mercado consumidor e ao cliente;
- Agiliza as decisões, já que as informações estão estruturadas e disponibilizadas;
- Segundo o livro Center for Business Practices (2001) com o uso do gerenciamento de projetos os projetos apresentaram: atendimento a prazos, qualidade, satisfação dos clientes, melhoria do time-to-market, custo, produtividade, entre outros benefícios.
5º) O que é o gerente de projetos?
Qualquer equipe de trabalho necessita de um líder. No caso da equipe de projetos esse líder é o gerente de projetos.
Dentre as responsabilidades de um gerente de projetos, destacam-se:
- Identificar as necessidades do projeto;
- Estabelecer os objetivos claramente;
- Atender expectativas dos stakeholders;
- Assegurar a Qualidade do projeto, levando em consideração: Escopo, Prazo e custo.
Segue o vídeo com conceito fundamental sobre gerenciamento de projetos.
Conclusão:
O conceito de gerenciamento de projetos é muito importante. Hoje é amplamente difundido dentro das empresas, pois o uso de novos métodos de controle e gestão de projetos permite garantir os melhores resultados neste processo, até aqueles que não trabalham diretamente com a parte de gestão, e não querem trabalhar nesta área, mas fazem parte da equipe de projetos, precisam saber desses conceitos básicos.
Referencias:
http://www.governancadeti.com/2011/03/gerenciando-projetos-com-pmbok/
http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/398
Matérial pós - graduação, Engenharia de software (Gerência de Projetos).- Estácio de Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário