domingo, 16 de novembro de 2014

Ferramentas de Teste



Ferramentas de Teste


Neste artigo vamos falar um pouco sobre as ferramentas de teste, quem é desenvolvedor, irá concordar que muitas vezes a pessoa que faz o software e testa não encontra os mesmos erros que um usuário, na hora que vai usar o sistema. 
A pessoa que não conhece o sistema, testa e encontra erros que o programador não conseguiu achar.
 Pois bem, usar somente testes manuais, nem sempre é uma boa opção,pois este tipo de teste, é sujeito a não achar todos os erros.
Os testes automatizados tem a vantagem de ser mais rápido, diminui a chance de erro humano, reduz esforço com tarefas repetitivas. Esses testes são feitos por meio de scripts, criados para testar aplicações.

Segue abaixo algumas ferramentas usadas para testes automatizado:



PHPunit: É um framework de teste orientado para o programador de PHP.Usando para teste de caixa branca. 




Selenium: Ferramenta para automatização e execução de testes para web.A principio selenium é uma ferramenta de teste de caixa preta. No entanto, utilizando o Selenium RC o desenvolvedor poderá integrar seus testes com particularidades da implementação do sistema tornando-o, assim, num teste de caixa cinza. 






Mantis: Ferramenta para registro e controle de defeitos.Possui uma interface em que o testador registra os defeitos, o desenvolvedor recebe a notificação por e-mail e  atualiza a situação como confirmed, acknowledge, feedback ou resolved.







CruiseControl: Ferramenta utilizada para teste continuo, é um gerenciados de build de código aberto e gratuito, escrito em java.










Existem várias outras ferramentas, algumas mais especificas para determinada linguagem o Junit para java ou PHPunit para PHP, por exemplo.


Conclusão:


Os testes automatização se mostram mais eficazes e mais rápidos que os manuais existem ferramentas gratuitas disponíveis, algumas especificas para alguma determinada linguagem, vale a pena testar!!!


Próximo tutorial iremos testar alguma dessas ferramentas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário