quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

UML - DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA E DIAGRAMA DE COMUNICAÇÃO

UML - DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA E DIAGRAMA DE COMUNICAÇÃO

DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA: O diagrama de sequência também é considerado um modelo de interação, esse diagrama apresenta como ocorre o fluxo de mensagens entre os objetos ao longo do tempo sobre um determinado caso de uso.
 O diagrama de sequência é um diagrama que apresenta em ordem lógica, os fluxos de mensagens entre os objetos pertinentes ao respectivo caso de uso num determinado período de tempo.
Símbolos que representam um fluxo de sequencia:
Este diagrama é composto por objetos e fluxos de mensagens.

Retângulos ao topo da linha: Objetos
Linha vertical e tracejada: Linha da vida
Pode haver uma instância de ator na primeira linha.
Fluxo síncrono: Seta do fluxo sólida de cor preta e indica que o objeto é remetente esperará um retorno da mensagem pelo objeto destinatário.

Fluxo assíncrono: É desenhado com a seta do fluxo de forma não sólida e indica que as mensagens são enviadas, mas não se espera o retorno de forma imediata. Desenho de uma seta não sólida. 

Figura 1: Diagrama de Sequência



Casos Especiais no diagrama de sequência:

Autodelegação ou autochamada: É uma técnica utilizada em algoritmos para mostrar que uma operação chama a si própria, ou seja , a mensagem é enviada para o próprio objeto. A mensagem de autodelegação é sempre síncrona.


Comunicação: O diagrama de comunicação ou colaboração, apresenta um fluxo de mensagens, porém não em sequência, esse diagrama tem por objetivo mostrar o relacionamento entre os objetos. Os símbolos usados no diagrama de comunicação são:

  • Objetos: retângulos
  • Mensagens: Numeradas representadas por setas e linhas, para mostrar os relacionamentos entre os objetos.
Este diagrama é elaborado para os casos de uso que apresentam muitos objetos, de forma a esclarecer melhor os relacionamentos entre eles. A figura 2 mostra um exemplo de diagrama de comunicação:

                                 Figura 2: Diagrama de Comunicação (Colaboração)





Nenhum comentário:

Postar um comentário