sexta-feira, 9 de maio de 2014

Qualidade de Software - Qualidade Total



Qualidade Total


No artigo anterior definimos a importância da qualidade de software, agora iremos falar sobre a qualidade total.

O que é Qualidade Total?

"Qualidade total é a preocupação com a qualidade em todas as atividades da empresa, buscando sistematicamente o nível "zero defeito"  , através da melhoria contínua dos processos de produção."

O Total Quality Managem (TMQ) - Também conhecido como  Gerenciamento da Qualidade Total, descreve uma abordagem para melhoria da qualidade. Possui 4 pilares que iremos abordar a seguir.






Foco do Cliente:  O objetivo é atingir a satisfação total do cliente, isto inclui o estudo das necessidades e vontades do cliente, coleta de requisitos do cliente e a medição e gerenciamentos da satisfação do cliente.

Melhoria de Processo: O objetivo é reduzir as variações de processo e atingir a melhoria da qualidade contínua. Este elemento inclui ambos os processos de negócio e o processo de desenvolvimento do produto. Através da melhoria de processo, a qualidade do produto será reforçada.

Lado Humano da Qualidade: O objetivo é criar a cultura de qualidade por toda empresa. Às áreas de foco incluem liderança, apoio da alta gerência, participação total de todos os colaboradores da empresa e outros fatores humanos, como sociais e psicológicos.

Métrica, Modelos, Medição e Análise: O objetivo é direcionar a melhoria contínua em todos os parâmetros da qualidade por um sistema de medição orientado a metas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário