Conceitos Gerais
Orientação a Objeto
Modelagem de Sistemas: È a forma de abstrair problemas da realidade e projetar o sistemas.
Interação dos Ciclos
Análise: Concentra-se em modelar e abstrair o problema.
Levantamento de Requisitos: Se concentra em retirar as funcionalidades do sistema e o que o mesmo deve fazer.
Classes e Objetos:
- Classes: Constituem de Atributos* e métodos*.
- Objeto: Um objeto é uma abstração para algo do mundo real e também uma instância da classe.
*Atributos: Caracteristicas.
*Métodos: Funções, ações.
Modificadores de Acesso: Public, Protected e Private.(Se refere a encapsulamento).
- Métodos/Atributos Public: Podem ser chamados e visualizados a partir de qualquer escopo.
- Métodos/Atributos Protected : Podem ser chamados somente dentro da própria classe das que recebem herança desta classe.
- Métodos/Atributos Private: Qualquer método ou atributo declarado com este modificador só poderá ser visto dentro da própria classe.
A orientação a Objeto está sustentada em três palavras,onde cada conceito tem seu papel:
- Encapsulamento
- Herança
- Polimorfismo
Encapsulamento: Permite que você oculte partes, independetes da implementação.
Herança: Pode ser entendida como um mecanismo que permite construir uma nova classe com base em uma classe previamente existente.
Polimorfismo: Significa muitas formas ou algo que pode mudar de forma.
Conceitos final, static e Abstract:
Final : Quando aplicado a uma classe, o método ou atributo, o mesmo não pode ser alterado/estendido.
Static: Pode se acessar um atributo ou método de uma classe sem precisar instanciar a mesma.
Abstract: Quando uma classe herda de uma abstrata, e esta deve implementar os métodos abstratos.
Próximo tutorial, veremos a aplicação desses conceitos na prática.
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